domingo, 6 de março de 2011

Fandango sobre o Fandango

Este é um poema que escrevi na Ilha do Cardoso, depois de improvisar no fandango caiçara, e ouvir os relatos de um tocador. O fandango em questão é o da Ilha, tocado em viola, cavaquinho e rabeca (um violino artesanal). E, bem, eu tentei escrever algo que pudesse ser cantando neste ritmo; não sei se tive sucesso nisso.


Fandango sobre o Fandango 19 de fevereiro de 2011


Eu lembro como em outros tempos
Aqui na Ilha do Cardoso
Eram muito mais unidos
Os caiçaras pescadores


Toda gente se reunia,
Iam juntos a roçar
Percorriam toda a Ilha,
Do Perequê ao Maruja


Celebravam no Fandango,
A noite inteira a tocar
No cavaco e na viola
E a rabeca pra enfeitar


Eu tocava o fandango
E o fandango me tocava
A história do caiçara
No fandango eu contava


Sobre a pesca perigosa
Do pescador artesanal
Sobre como é difícil
Conseguir seu ganha-pão


Mas o dinheiro interveio
E o fandando foi mudando
Ele foi ficando pobre
E perdendo sua alma


E os mestres tocadores
Já não querem mais tocar
Não se ouvem mais suas vozes
No Perequê e no Marujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário